All for Joomla All for Webmasters

Informativos

Dicas

Alergia ou Intolerância à Lactose

Você sabe a diferença?

Alergia ao leite e intolerância à lactose !!!

     Embora distintos, os problemas ainda causam confusão em grande parte da população, fazendo com que muitos parem de consumir leite e derivados muitas vezes sem necessidade.

     “Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a um corpo considerado estranho pelo organismo”. No caso do leite, os corpos estranhos são as proteínas presentes neste alimento. A alergia ao leite costuma acontecer ainda na infância, mas pode vir a desaparecer com o tempo e com as mudanças no sistema imune.

     “A intolerância à lactose, por sua vez, é uma deficiência caracterizada pela falta de lactase, enzima responsável pela quebra da lactose, que é o açúcar próprio do leite”.

     Os sintomas podem ser semelhantes em alguns casos veja:

  • A alergia pode causar sintomas cutâneos, como urticárias, inchaço e coceira; respiratórios, como tosse e falta de ar e também gastrointestinais, como diarreia, dor de barriga e gases.

  • A intolerância, entretanto, resume-se exclusivamente ao trato gastrointestinal.

     A reação imunológica do alérgico ao leite não varia de acordo com a quantidade ingerida, assim, um pedaço de queijo ou um copo de leite podem desencadear sintomas de intensidade equivalente. O problema é que essa reação pode ser desde uma alteração leve de pele até um choque anafilático, que pode ser fatal. Por essa razão, leite e derivados precisam ser completamente excluídos da dieta do alérgico.

     Já para a grande maioria dos intolerantes à lactose, a restrição é menos rígida. Nos graus leves e moderados dessa deficiência, o paciente ainda é capaz de digerir certa quantia de açúcar do leite. A quantidade de leite ingerida faz toda a diferença e deve-se encontrar uma medida limite de consumo. O processo de fermentação já consegue quebrar a lactose em partes menores, por isso algumas pessoas conseguem consumir iogurtes e queijos magros.

Exemplos de alimentos que também contém cálcio:

  • Vegetais verde-escuros, sardinha, soja e derivados, flocos de aveia integral, algas marinhas, sementes de gergelim e as oleaginosas, como avelãs, castanha-do-pará, amêndoas e nozes.
Samira Lenk/Nutricionista
Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.