All for Joomla All for Webmasters

Informativos

Dicas

Alimentação Infantil

     Primeira Infância:

     O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo inclusive água, fatores de proteção contra infecções comuns na infância, isento de contaminação e é adaptado ao metabolismo.

     A complementação do leite materno com água ou chás nos primeiros seis meses é desnecessária, inclusive em dias quentes e secos.

     O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida. O sistema digestivo e o sistema renal da criança pequena são imaturos, o que limita a sua habilidade em manejar alguns componentes de alimentos diferentes do leite humano.

     Estudos afirmam que o acréscimo de novos alimentos á dieta láctea, antes do período referido, não propicia nenhuma vantagem nutricional. Esta conduta é sujeita a maiores riscos como de intolerância alimentar, ingestão excessiva, sobrepeso e obesidade.

Início da introdução alimentar:

 1 – Começar pelos sucos e pelas papinhas de frutas nos intervalos da mamada (pela manhã e à tarde). Nunca adicionar açúcar;

2 – O volume é bem pequeno, por isso nunca insistir quando a criança rejeitar;

3 – Após duas semanas de introdução das frutas é o momento de oferecer a primeira papa salgada (almoço), o restante dos horários será a mamada habitual;

4 – Quando a criança estiver habituada substituímos a mamada do jantar pela papa salgada;

5 – Respeitar os horários da refeição infantil e seus intervalos que devem ser de no máximo 3 em 3 horas;

6 – Utilizar apenas os utensílios do bebê para dar as refeições (utensílios próprios e macios);

7 – Não são indicados até um ano produtos industrializados, com corantes, açúcar, sal, derivados de leite de vaca, mel, glúten, clara de ovo, frutas cítricas, e produtos com agrotóxicos;

8 – A criança precisa ir evoluindo na alimentação para desenvolver sua fase oral (primeira papa peneirada, segunda pedaços pequenos e macios, terceira pedaços maiores, macios e finalmente adaptação ao maternal 1, quando introduzimos junto à mistura o arroz e feijão separados todos os dias. Essa fase a criança já está com 13 meses.

 

Atenção:

     A mão de quem lida diretamente com as crianças, deve ser lavada e sanitizada com frequência; não provar alimentos com as mãos (não lamber dedos e mãos), tenha a colher de prova sempre por perto; não soprar o alimento; não oferecer recompensa nem ameaçar a criança que não come, é preciso ter paciência e insistir nos bons hábitos com a criança e com familiares; após o uso as mamadeiras devem ser lavadas e deixadas de molho em sanitizante próprio; os brinquedos e utensílios devem ser lavados e higienizados com álcool 70% periodicamente.

     Pense Nisso: A base dos hábitos alimentares é formada durante a o primeiro ano de vida, por meio da interferência dos hábitos alimentares familiares.

Load More
Something is wrong. Response takes too long or there is JS error. Press Ctrl+Shift+J or Cmd+Shift+J on a Mac.