All for Joomla All for Webmasters

Outubro ...

dia das crianças1

Programação para o Mês das Crianças:

 

08/10 (segunda) – Aula de dança no pátio com pinturinha;

09/10 (terça) – Circuito de brincadeiras antigas no pátio;

10/10 (quarta) – ¨Cine Pipoca¨na escola

11/10 (quinta) – Bailinho à fantasia e entrega da lembrança do Dia das Crianças (todas as turmas);

17/10 (quarta) – Cama elástica e piscina de bolinhas (todas as turmas)

19/10 (sexta) – Noite do Pijama (Maternal III ao 2º Período)

31/10 ( quarta) – Baile de Halloween (todas as turmas)

E para os nossos Mestres...

dia do professor1

Planejamento

site planejamento OUT

Matrículas Abertas

32169868_1017545745075626_3325386039610048512_n

AULAS ESPECIALIZADAS

INGLÊS

Nossa abordagem nas vivências e atividades que envolvem a aprendizagem da língua Inglesa se baseia nas relações significativas com o idioma.
As turmas do maternal III, 1º e 2º períodos, em grupos pequenos, em um ambiente acolhedor e motivador, participam de divertidas atividades, que estimulam e despertam o interesse natural pelo conhecimento. Músicas, jogos, brincadeiras, histórias, atividades artísticas, vídeos entre outros recursos pedagógicos são utilizados para enriquecer as aulas e torná-las ainda mais atrativas.

MUSICALIZAÇÃO

Na Educação Infantil a musicalização é extremamente importante no processo de construção do conhecimento, pois esta tem como objetivo favorecer o desenvolvimento do senso rítmico, da sensibilidade auditiva, imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, bem como do respeito pelo próximo.
A socialização, a afetividade e a consciência corporal são, portanto, favorecidas com as vivências pedagógicas musicais.
As aulas de musicalização no PEQUÊ são desenvolvidas de forma lúdica, com a utilização de recursos como fantoches, histórias, brincadeiras cantadas, teatro, bandinha rítmica com instrumentos de percursão etc. Como o tempo de atenção das crianças é muito curto, a aula de música é bem dinâmica e interativa.

INFORMÁTICA EDUCACIONAL

A grande importância de investir nas Novas Tecnologias na Educação Infantil associa-se ao contato com o mundo digital e à aprendizagem com foco pedagógico.
As crianças, consideradas hoje como nativas digitais, têm contato com os avanços tecnológicos cotidianamente e, portanto, mediações com perspectivas positivas devem ser valorizadas pela escola e família, para a potencialização do desenvolvimento infantil.
No PEQUÊ, as atividades propostas nos computadores são associadas aos Eixos de Aprendizagem, propostos nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, e às vivências dos alunos, que são instigados a pensar e agir mediante situações digitais desafiadoras, de acordo com a faixa etária.

MOVIMENTO E PSICOMOTRICIDADE

Na Educação Infantil a Psicomotricidade estimula a integração das funções motoras e psíquicas, a partir da proposição de movimentos organizados, mediante as experiências vivenciadas pelas crianças, de acordo com a maturidade do sistema nervoso. Considera-se, portanto, a individualidade, a linguagem e a socialização.
A Psicomotricidade inclui interações cognitivas, sensoriais e afetivas, na compreensão da capacidade de expressão corporal, por meio dos movimentos de um ser em desenvolvimento, inserido em um contexto psicossocial.

AULAS EXTRACURRICULARES

Sextas-feiras de 18 às 18:50 horas.

O Ballet na Educação Infantil estimula a criança a conhecer o próprio corpo e suas possibilidades de movimentação. Através de diferentes exercícios, as habilidades motoras, a disciplina, a postura, a noção de espaço, a flexibilidade, a expressividade e o ritmo são privilegiados. A dança também contribui com a integração das crianças e incentiva a apreciação pela arte corporal.
Dançar não é só divertido como também favorável ao desenvolvimento e bem-estar físico e emocional das crianças.

Terças-feiras de 17:50 às 18:40 horas.

O Teatro além de ser uma arte apaixonante, tem uma importância fundamental no desenvolvimento infantil. Ele abre às crianças um universo de vocabulários, memorização, socialização, coordenação, criatividade entre outros benefícios, além de nos levar ao mundo do Faz de Conta.
As aulas são ministradas de forma lúdica e dinâmica aprimorando a percepção corporal, o trabalho em grupo, o fortalecimento da autoestima e trabalhando a musicalização (percussão, voz, canto), confecção de fantoches, improvisação entre outros.

Quartas-feiras de 18 às 18:50 horas.

A Capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, lutas, danças, músicas e brincadeiras. Caracteriza-se como uma atividade física, com movimentos ágeis e complexos, nos quais são utilizados os pés e as mãos. Pode-se afirmar que a prática da capoeira contribui, consideravelmente, com o desenvolvimento humano em seus principais aspectos: físico/motor, cognitivo, social e afetivo.
A “Escola de Capoeiragem”, grupo de capoeira responsável pelas mediações das aulas de capoeira no PEQUÊ, tem como objetivo proporcionar às crianças vivências e aprendizagens significativas, associadas à psicomotricidade, socialização, musicalização, arte e ao esporte, considerando a valorização da cultura brasileira.