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Obesidade na Infância

Obesidade InfantilFoi-se o tempo em que criança gordinha era sinônimo de saúde. Hoje, os quilos a mais, preocupam por serem a porta de entrada para uma série de doenças. Pais, mães e responsáveis exercem influência direta sobre a alimentação das crianças e podem ajudar ou atrapalhar no ganho de peso dos filhos. Mesmo com restrições sobre a publicidade e na venda de alimentos processados nas escolas, sem a ação dos pais ou responsáveis, as possibilidades de a criança mudar a alimentação são quase nulas.

Não é possível esperar que a criança coma verduras e frutas se os pais não consomem. São os pais que decidem os alimentos que serão comprados, preparados e disponibilizados em casa, ou que serão enviados para a escola. Por isso uma alimentação saudável é fundamental. Mas não basta nos preocuparmos apenas com os nossos pequenos, a reeducação alimentar deve ser para toda a família.

Os hábitos alimentares em casa formam os hábitos alimentares da criança fora dela.

Dicas para evitar a obesidade infantil:

  1. Gestantes, mantenham um peso adequado, o excesso de peso durante a gestação, aumenta as chances de obesidade na criança.
  2. Cuidado com o uso abusivo de mamadeiras e fórmulas lácteas adoçadas – procure a nutricionista para orientá-los.
  3. Uma família com excesso de peso não necessariamente terá um filho obeso. É o meio ambiente em que vivemos que
  4. interfere nas nossas escolhas.
  5. Oriente a criança a realizar suas refeições em ambiente calmo, sentado à mesa, longe da tv, dos brinquedos e de preferência na companhia dos pais. Dessa forma a refeição vira um ato de confraternização familiar, atenção e carinho.
  6. Mastigue bem os alimentos e evite ingerir líquidos junto as refeições.
  7. A cada semana introduza um alimento e uma preparação diferente na alimentação da criança como, por exemplo: suco verde, suco de couve com laranja, cenoura cozida, crua, bolo de cenoura ou suco de cenoura.
  8. Se a criança rejeitar o alimento, ofereça-o mais tarde, evite dar recompensas para a criança alimentar ou substituir as principais refeições por leites e iogurtes.
  9. Evite enviar como lanche na escola alimentos muito industrializados – prefira queijos brancos, pães de legumes e integrais, bolos de frutas, sucos naturais de frutas frescas e biscoitos integrais.
  10. Na alimentação familiar dê preferência a produtos frescos, frutas, verduras e legumes; evite produtos prontos e industrializados.
  11. Coloque seu filho para praticar esportes ao ar livre e diminua o tempo no computador e na TV.

“Quando descobrimos as causas sociais da obesidade, passa a ser de nossa responsabilidade tentarmos mudar o que está errado."

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@escolapeque

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